Al. Grajaú, 98 - 18º Andar - Alphaville, Barueri, SP
Home – Especialidades – Colelitíase
A colelitíase caracteriza-se pela presença de “pedras” na vesícula biliar. Os cálculos biliares são depósitos endurecidos de fluido digestivo que podem se formar na vesícula biliar que é um pequeno órgão em forma de pera no lado direito do abdômen, logo abaixo do fígado.
A vesícula biliar armazena um fluido digestivo chamado bile, que é produzido pelo fígado e liberado no intestino delgado. Os cálculos biliares variam de tamanho, podendo ser desde um grão de areia até uma bola de golfe. Algumas pessoas desenvolvem apenas um cálculo biliar, enquanto outras podem apresentar vários ao mesmo tempo.
Essa situação acorre com mais frequência em mulheres acima do peso, com idade maior de 40 anos e com filhos, porém a incidência em outras situações (como homens e jovens) não é rara.
A colelitíase, se não tratada, é uma condição que pode levar a algumas complicações desde a cólica biliar (que é a dor típica da contração da vesícula na presença da pedra) até câncer de vesícula, passando por infecção, obstrução dos canais biliares e pancreatite aguda.
Se você apresentar algum destes sintomas, é importante consultar um médico imediatamente: