Av. Orosimbo Maia, 360 - 6º andar - Vl Itapura, Campinas, SP

Al. Grajaú, 98 - 18º Andar - Alphaville, Barueri, SP

Colelitíase

Home – Especialidades – Colelitíase

Colelitíase

A colelitíase caracteriza-se pela presença de “pedras” na vesícula biliar. Os cálculos biliares são depósitos endurecidos de fluido digestivo que podem se formar na vesícula biliar que é um pequeno órgão em forma de pera no lado direito do abdômen, logo abaixo do fígado. 

A vesícula biliar armazena um fluido digestivo chamado bile, que é produzido pelo fígado e liberado no intestino delgado. Os cálculos biliares variam de tamanho, podendo ser desde um grão de areia até uma bola de golfe. Algumas pessoas desenvolvem apenas um cálculo biliar, enquanto outras podem apresentar vários ao mesmo tempo.

Essa situação acorre com mais frequência em mulheres acima do peso, com idade maior de 40 anos e com filhos, porém a incidência em outras situações (como homens e jovens) não é rara.

A colelitíase, se não tratada, é uma condição que pode levar a algumas complicações desde a cólica biliar (que é a dor típica da contração da vesícula na presença da pedra) até câncer de vesícula, passando por infecção, obstrução dos canais biliares e pancreatite aguda.

Se você apresentar algum destes sintomas, é importante consultar um médico imediatamente:

  • Dor súbita e rapidamente intensificada na parte superior direita do abdome;
  • Dor súbita e rapidamente intensificada no centro do abdômen, logo abaixo do esterno;
  • Dor nas costas entre as escápulas (omoplatas);
  • Dor no ombro direito;
  • Náuseas ou vômitos persistentes.

Agende agora sua consulta

Dr. Andress Delben
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.